Notícias

Inicio com turma especifica para terceira idade na Equipe Tavares
24/01/2019

Atividade Física na Terceira Idade

Que a atividade física tem inúmeros benefícios todos nós já sabemos. Mas, a partir de uma determinada idade, ela é essencial na prevenção de algumas doenças bem como no fortalecimento do sistema muscular, evitando lesões e aliviando dores articulares.

Além de nos ajudar a alcançar o bem-estar físico, contribuindo para a prevenção de lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou posturas incorretas, a prática de exercício é ainda uma excelente arma contra a depressão.

A prática de exercícios rotineiramente, rotineiramente, parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de libertar serotonina e dopamina que nos fazem adotar comportamentos mais positivos e felizes. Deste modo, para além de contribuir para o bem-estar mental, ela melhora a auto-estima, fortalece as relações sociais interpessoais e combate o isolamento.

Com o avançar da idade, o nosso organismo passa a ter necessidades especiais. Não obstante ter de ser adaptada à condição física, a prática de atividades físicas é essencial.
A atividade física na terceira idade ajuda a prevenir e a combater doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmões.

Fortalece o sistema muscular, diminuindo o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco.

Nesta fase da vida recomenda-se a prática de atividade física, pelo menos, três vezes por semana, e sob aconselhamento médico.

Foi pensando exatamente nesse público que mais cresce dia a dia que o Professor de Educação Física, Treinador e Guia de Turismo, Luis Eduardo Tavares (www.ectavares.com.br) está criando um “Grupo de Melhor Idade”. As atividades deste Grupo se iniciam no próximo dia 31 de janeiro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, todas as terças e quintas feiras as 16:15h.
Desde o inicio da minha carreira trabalhei com a terceira idade. Trabalhar com a terceira é gostoso porque são pessoas dedicadas, as vezes carentes porque os filhos já se casaram, moram sozinhas e encontram na atividade física uma oportunidade de encontrarem novas amizades e novas oportunidades de se familiarizarem entre si.
A ideia do Grupo, além da atividade física propriamente dita, é oferecer uma oportunidade de viajar para turistar e fazer uma atividade física com pessoas de sua mesma faixa etária. Oferecemos algumas boas opções: um bate-e-volta a Campos de Jordão para caminha e ou correr no Horto Florestal, com amigos. E, quando fazemos uma viagem para fora de São Paulo e o aluno vai sozinho, procuro colocar no quarto uma pessoa da mesma faixa de idade, se for de interesse, e normalmente ao final da viagem sempre temos
A terceira idade é o futuro. O Brasil nos últimos anos tem aumentado a expectativa de vida das pessoas e as novas tecnologias vem ajudando a melhorar ainda mais. Por isso esse grupo precisa ter uma meta de vida saudável e a atividade física é essa ferramenta que ajuda a manter uma vida saudável.
Há uns vinte anos atrás, uma pessoa de 50 anos era considerada idosa, hoje com a expectativa de vida do brasileiro na faixa de 70 anos, essa pessoa de 50 anos está na meia idade e os novos tempos não nos permite ter a mesma referência de 20 anos atrás. Temos vários alunos de 70 e 80 anos que corre uma maratona e tem uma juventude de pessoas de 20 anos: isso é esporte, isso é atividade física. Outro ponto fundamental é que a atividade física não é só correr e ir para a academia: uma caminhada bem planejada com o acompanhamento adequado faz a diferença.
Hoje a própria tecnologia ajuda nesse quesito: tênis de alta qualidade, shorts, camisetas, etc. Há 25 anos atrás só existia um tênis e hoje é uma infinidade, além dos suplementos e tudo o mais que o novo tempo nos oferece.
“Hoje ser idoso, pertencer a terceira idade deixou de ser uma preocupação, um estigma, mas um privilegio e que privilegio maior é ser um cidadão ou uma cidadã de terceira idade exalando saúde, felicidade e acima de tudo liberdade”, completa o Professor Tavares!!!


©2019 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics