Treinamentos

Dicas para quem for correr a maratona

Esse semestre estaremos rodeados com inúmeras maratonas a nossa escolha é justamente onde mora o perigo. O atleta tem que Ter o Bom Senso de escolher a sua maratona, dentro de seus objetivos, e planejamento, evitando assim de competir em todas maratonas que aparecerem como se fossem uma corrida de 10 km.

O ideal é que o maratonista participe no máximo até 3 maratonas no ano, isso por que o treinamento para ela exige um trabalho árduo de três meses específico e após uma maratona o período de recuperação que pode chegar até a um mês. Ou seja cada maratona se gasta 4 meses entre treinamento e recuperação, por isso que não devemos ultrapassar esse número de três maratonas ao ano. E o mais importante, sempre respeite intervalo desses 4 meses entre uma maratona a outra evitando de "quebrar" o treinamento e acarretar uma fadiga precoce ou mesmo alguma lesões.

Algumas dicas e cuidados importantes que vocês deverão ter para uma boa performance na maratona:



Antes de decidir pela qual maratona participar procure saber como é o percurso, a temperatura na época da maratona, como é o abastecimento durante a corrida ( líquido, hidratante, alimento ), etc.

Na semana da Maratona procurar diminuir bem a carga e o ritmo de treinamento onde nos últimos 4 dias só trotar . (lembre-se que o seu grau de condicionamento deve-se aos meses de treinamentos e não em uma semana ,ou seja, não adianta treinar forte na última semana pois, não acrescentará absolutamente nada, pelo contrário, você poderá se fatigar e se contundir),

Procurar tomar muito líquido (água, hidratante, água de coco, etc) na semana da prova, e também se alimentar bastante de carboidratos ( massas, p?£o, batata, mandioquinha, etc), que é a nossa fonte energética ,

No dia da maratona procurar escolher com cuidado seus trajes de corrida como calção, camiseta e principalmente tenis, procurando estes serem confortáveis e não apertados,

durante a maratona procurar correr dentro do seu ritmo planejado e treinado, evitando correr além daquilo que esteja preparado,

Não deixe de tomar água nos postos de abastecimentos mesmo que não esteja com sede, nem que seja para tomar alguns goles ou molhar a boca, lembre-se que a sensação de sede é a primeira etapa de desidratação

Qualquer dor ou mal estar pare imediatamente e procure um auxílio médico,

Assim que terminar a maratona, não esqueça de trotar por alguns minutos e principalmente no dia seguinte, em função do excesso de ácido lático.



Essas são algumas dicas importantes para uma boa maratona. Eu me coloco a disposição dos leitores para qualquer dúvida, e uma boa sorte para as maratonas.


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