Treinamentos

Será que esta entrando em overtrainning

O atleta precisa de pelo menos 24 horas para se recuperar de seus esforços físicos, por isso que atletas acostumados a treinar a noite e no dia seguinte treinam pela manhã logo cedo não cumprindo 24 horas de recuperação estão sujeitos ao overtraining, principalmente se os treinos forem executados Fortes. Quando a metodologia de treinamento não é bem conduzida, o tempo necessário de recuperação vai ficando cada vez maior, entrando em um estafa física e mental. Costuma-se definir overtraining,como o resultado de esforços muito grandes que ultrapassam a capacidade de um organismo de se auto recuperar, sendo sempre uma manifestação de ordem física e emocional. Para evitar que isso ocorra, aconselho que intercale os treinos (um dia forte, outro dia leve) e reserve um dia da semana para descansar.

Como saber se o atleta se encontra em overtraining?

Existem vários meios de se descobrir, são elas:

Aumento da frequencia cardíaca de repouso; aumento da frequencia cardíaca que atingia num determinado exercício; leve aumento da pressão arterial de repouso; aumento de tempo de recuperação da frequencia cardíaca; diminuição do apetite; perda de peso; aumento do lactato sanguíneo; insônia; depressão; irritabilidade; ansiedade; sensação de grande fadiga; diminuição dos anticorpos naturais, favorecendo o surgimento da gripe e infecções; maior facilidade para o aparecimento de pequenas lesões localizadas.


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics