Treinamentos

O que é distensão

A distensção é uma ruptura de um músculo, desde algumas fibras até o músculo inteiro (ruptura total). A distensão pode ocorrer, por falta de aquecimento, alongamento e o próprio cansaço muscular.

Existem três graus de distensão:

Primeiro grau: o mais frequente entre os atletas, conhecido também como estiramentos, são aquela em que quantidade de fibras musculares que se rompe é muito pequena. Ele aparece como uma dor muscular, que piora ao esforço. Não há sinal de derrame sanguineo ou inchaço. A aplicação do gelo tem que ser imediata, de preferência por 20 a 30 minutos de aplicação.

Segundo grau: reflete a ruptura de um número apreciável de fibras e é quase sempre sentida como uma sensação de uma pedrada ou estilingada na região.É comum a pessoa ouvir o barulho da própria ruptura do músculo. O hematoma aparece nas primeiras horas e muitas vezes, pela gravidade, ele pode deslocar-se para um ponto distante e mais baixo do local da distensõeo. A incapacidade da movimentação do músculo atingido é muito grande e qualquer tentativa de movimento é muito dolorosa. A aplicação do gelo tem que ser iniciada e tratamento de fisioterapia.

Terceiro grau: É a ruptura total do músculo, é a pior de todas e produz uma grande incapacidade de articulação que o músculo rompido movimente. O tratamento nesse caso é cirúrgico, analgésico e anti inflamatórios e posteriormente fisioterapia.

Portanto evitem de sofrer uma distensão, procurando fazer um bom aquecimento e alongamento e sentir o seu corpo respeitando quando ele estiver debilitado, diminuindo a sua carga de treino.


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics