Treinamentos

Como planejar bem seu treinamento

A mesma forma que nas escolas e faculdades os professores fazem o planejamento escolar , daquilo que será dado durante o ano letivo, no atletismo acontece a mesma coisa, a Perodização de treinamento que é o nosso planejamento de tudo que daremos aos nossos atletas durante o ano.

Nele vai constar as principais competições que eles farão bem como a época do seu ápice da sua forma já que é impossível de se manter no ápice o ano todo.

Treinamento dentro da Periodização é dividida basicamente pela transição, base, específico, competitivo.

Transição: São as férias, nesse período é aconselhavel praticar outro esporte que não seja a corrida, a recuperação física e psicológica é total nesta fase. Duração 2 semanas.

Base: Período mais importante do ano em termos de treinamento, é desenvolvido muito trabalho de força e resistência muscular localizado. Visa um trabalho quantitativo. Duração 10 semanas.

Específico: Como o próprio nome diz, é o trabalho específico dentro de sua modalidade ,ou seja, se você for maratonista, começará a treinar basicamente para maratona. Nesse período é dado bastante ênfase para os intervalados e fartlek. Duração 10 semanas.

Competitivo: Nessa fase diminuimos o volume de treinamento gradativamente e intensificamos o treinamento dando mais qualidade ao trabalho. Nesse período que se espera o atleta estar no ápice da sua forma física. Duração 8 semanas.

Como pode se ver, o treinamento não se resume somente o técnico em passar o treino e pronto, tem tudo um planejamento minucioso para que o atleta chegue em condições de atingir 100% de forma física, portanto respeitem seus treinadores, evitando de treinar acima do que foi pedido.

Estarei a disposição de todos para esclarecer qualquer dúvida e desejo a todos um ótimo treino.


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