Treinamentos

A importância do Aquecimento

Tá muito comum entre atletas amadores ou sem uma orientação, não realizarem um aquecimento tanto nos dias de treinamentos como antes das provas.

A maioria dos atletas se justificam, dizendo que irão se desgastar, o que não é verdade.

O aquecimento previne contra lesões alem de acelerar o metabolismo, aumentando mais rapidamente a passagem do oxigênio do sangue para as células.

O tempo ideal de aquecimento seria aproximadamente de 30 minutos, sendo 15 minutos num trote (ritmo leve) e depois uma sequência de 15 minutos de alongamento. Existem atletas que preferem alongar primeiro e depois realizar um trote de 15 minutos. Eu prefiro o contrário, pelo fato de que com o trote você já realiza uma boa aquecida na musculatura, facilitando na hora de alongar. Já vi casos de atletas sofrerem estiramentos na hora do alongamento, justamente em virtude dos músculos estarem "frios".

Tanto os alongamentos como os trotes devem ser feitos também após o treinamento ou competição, pois recuperam os músculos mais exigidos e mais cansados preparando a musculatura para um novo estimulo (treinamento).

O tempo aproximado de cada exercício de alongamento pode variar de 15' a 20'.

Mas lembre-se que alongamento não é sinônimo de dor, portanto não o faça ao ponto de sentir dor e sim perceber sua musculatura alongando.

Segue ao lado alguns alongamentos para serem feitos antes e depois do treino e competição.


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