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Benefícios do aquecimento
06/03/2013

Por Vanilson Neves

Benefícios do aquecimento


São muitas as indagações relacionadas à atividade física. Uma questão bastante comentada pelas pessoas mais velhas é com relação ao aquecimento antes e depois da atividade física.



Sabe-se que muitos idosos não realizam ou dão pouca importância aos momentos que antecedem as aulas propriamente dita, ou seja, não fazem o aquecimento antes da modalidade de atividade física escolhida para se movimentar.

Por esse motivo e também por conhecer a importância de tal atividade é que nos propusemos a mostrar o real sentido de se realizar um bom aquecimento.


Para Powers e Howley (2000), o aquecimento com exercícios leves e de alongamento são realizados para melhorar a transição do estado de repouso para o de exercício.

Segundo Weineck (1999), o aquecimento tem a função de determinar o desempenho de cada sistema funcional e de estabelecer o momento adequado para o seu funcionamento, a fim de que o organismo possa atingir o seu desempenho máximo. Além disso, ao atingir a temperatura corporal ideal, as reações fisiológicas importantes para o desempenho motor ocorrem nas proporções adequadas para aquela determinada atividade.


Um dos objetivos do aquecimento é o aumento da temperatura corporal que contribui para diversos efeitos positivos no corpo.

De acordo com Mc Ardle (1998), o aquecimento deve ser gradual e suficiente para a temperatura muscular e central, sem causar fadiga e nem reduzir as reservas de energia.

MC ARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 695p.


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