Notícias

Desafio do Pateta nos 20 anos da Disney
12/02/2013

DESAFIO DO PATETA NOS 20 ANOS DA DISNEY

Desde 2007 levamos grupos de corredores para as várias corridas da Disney que tem como opções a Family Run (5 km), a Meia Maratona (sábado) e a Maratona (Domingo), havendo ainda a opção para os que fizerem de forma consecutiva a meia e a maratona ganharem a medalha do Pateta (Goofy`s).
Particularmente, como educador físico sempre tive algumas ressalvas sobre meus alunos correrem o Desafio do Pateta, afinal, sob o ponto de vista técnico, a recuperação muscular de um dia para outro não é a ideal. Seriam 68km acumulados em 3 dias de corridas, sendo a maior distância de 42km no último dia, ou seja, com a falta de recuperação muscular a chance de lesão passa a ser maior.
Entendo que cada atleta, cada evento e cada prova seja um univeso à parte e assim deva ser encarado. Não podia ser taxativo pois todos sabem que atletas corredores são naturalmente trangressores e correrriam a prova do mesmo jeito, até porque me chamava a atenção o fato que a cada ano aumentava a procura pelo Desafio. Assim decidida a opção pelo Desafio do Pateta, caberia a mim traçar um plano de treinamento para cada um dos meus alunos para minimizar as perdas e maximizar a eficiência em busca do sucesso nessas provas acumuladas.
Na edição de 2012 a Maratona da Disney completaria 20 anos e a medalha seria especial, então resolvi ir mais além e encarar eu mesmo o Desafio do Pateta para sentir e transmitir a todos os demais a sensação de ser um atleta Pateta na Disney!
Basicamente, meu plano de treinamento foi o mesmo dos meus alunos e a preparação foi árdua para todos nós ao longo dos meses antecedentes à nossa viagem. Tenho algumas limitações por conta dos meus tendões, por isso resolvi treinar com o intuito de concluir bem a prova, sem a neura de grandes performances. Tudo correu bem nos treinos. Todos estavam confiantes embora o frio na barriga seja inevitável, até para os mais experientes como eu que iria para a 25ª maratona da vida.
Na sexta corri os festivos 5 km da Family Run, que dava uma volta no EPCOT Center e me chamou atenção foi a quantidade de mães caminhando com seus filhos em carrinhos de bebê.
Já no sábado na meia-maratona, saimos às 3h30 pois a largada seria as 5h30 e a temperatura agradável de 17 graus possibilitou corrermos de shorts e regata normalmente. Havia postos de hidratação (àgua e Powerrade) a cada milha , e bandas musicais a cada 5 milhas, sem contar com os personagens da Disney nas ruas te aplaudindo. Terminei a prova bem e com o tempo dentro do programado e me poupando ao máximo para a prova principal no domingo, a maratona. Agora o bicho iria pegar.
No domingo , o grande dia, saímos do hotel 3h:30 saimos em ponto rumo à largada.
Embora experiente em maratonas, confesso que estava um pouco apreensivo, afinal seria a primeira vez que faria uma maratona depois de ter feito uma meia na véspera. Geralmente eu recomendo repouso antes de distâncias duras como essas, porém, o programa de treino previa tudo isso, daí vinha minha confiança.
Assim que foi dada a largada, passei a ter uma outra visão que não tive nos anos anteriores, curti a prova a cada momento, pois como estava em ritmo para terminar bem sem a preocupação com performance, passei a “ saborear” a prova e seu percurso, meus alunos, os personagens, as bandas tocando, o corpo de voluntários que em sua maioria eram idosos e crianças, enfim a prova passou ser mais cativante e não tive pressa nenhuma em terminar.
Acabei fechando em 6h04 e apesar de fechar com esse tempo, foi muito emocionante. Tinha consciência das minhas limitações e creio que o final foi positivo. A arquibancada permanecia lotada e cheia de pessoas aplaudindo, fazendo todos se sentirem como se estivessem chegando entre os primeiros colocados. Foi uma experiência incrível!
Realmente a Disney é uma prova sem igual no mundo e por isso os corredores não podem deixar de ir. Seja movidos pelos desafios ou pela festa, vale muito a pena conhecê-la. Além do mais viajar para a Disney alia a satisfação de correr, passear, fazer compras, brincar e acima de tudo cultivar novos amigos.
Espero vê-los no ano que vem na Disney!!!!
Prof. Luis Eduardo Tavares


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics