Notícias

Meia Maratona de Natal
22/09/2010

Por Milton Sato

Correr sob um sol escaldante de 30°C ao nível do mar com umidade elevada, com vento soprando impiedosamente contra na primeira metade do percurso numa rodovia cheia de subidas e descidas, foi o que eu e a Bete experimentamos na II Meia Maratona de Natal (RN) no domingo, dia 12/09/2010.

A estrutura para largada/chegada, guarda volumes etc foi montada próxima a Ponte Newton Navarro e Forte dos Reis Magos, que fica do lado oposto da cidade em relação a Praia de Ponta Negra onde ficamos hospedados, distante cerca de 16Km do local da largada. Apesar da distância preferimos ficar na Ponta Negra devido a bela praia (onde fica o Morro do Careca), bons restaurantes de frutos do mar, e principalmente porque conhecemos bem as ruas onde podemos passear com segurança a noite.

A retirada do kit aconteceu no sábado no Shopping Midway Mall no centro da cidade.
Além da Meia Maratona (21,097Km) teve também as corridas de 10Km e 5Km e o total de inscritos foi de 5.000 atletas vindos de 17 Estados do Brasil.
A largada para a Meia Maratona estava prevista para as 7:00h, dos 10Km para 7:10h e dos 5Km para as 7:20h porém houve atraso de cerca de 20 minutos nas respectivas largadas o que irritou muito os atletas pois a cada minuto que passava aumentava a intensidade de irradiação do sol, queimando o cocoruto dos atletas que se encontravam aglomerados na largada (risos...).

O percurso foi de ida e volta ao longo da chamada Via Costeira que liga o centro da cidade a Ponta Negra margeando o mar, cenário de um verdadeiro cartão postal. Um atleta comentou antes da largada de que na ida iríamos sofrer muito com vento soprando contra, e foi exatamente o que aconteceu, porém com muito mais intensidade do que esperávamos. O consolo foi pensar que na volta o vento nos ajudaria, entretanto não sentimos tanto o vento nos empurrando.

Apesar do nosso receio de que poderia faltar água nos postos de abastecimento, principalmente nos últimos postos onde já haviam passados os atletas dos 5Km e dos 10Km, a distribuição foi farta e eficiente.

Segundo o regulamento e confirmado por um dos organizadores no local, haveria no dia do evento somente a premiação dos 5 primeiros classificados na geral masculina e feminina em cada distância, e a classificação por faixa etária seria apurada posteriormente. Então deixamos o local pois teríamos que saborear mais um prato de frutos do mar (risos...) e pegar o voo de volta para São Paulo.

Agora vamos ver se eles vão enviar para a Bete o troféu e a bonificação de R$150,00 por ter obtido a 1ª colocação na faixa etária. Fazia jus a bonificação o 1° e o 2° colocado (com R$100,00) de cada faixa etária.

Tempo líquido, classificação e ritmo:
- Milton Takeshi Sato: 01:53:39h / 11° na faixa etária / ritmo: 05:23 min/Km.
- Elisabete Akiko Mekaru Sato: 01:54:15h / 1ª na faixa etária / ritmo: 05:25 min/Km



©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics