Notícias

1ª CLÍNICA DE CORRIDA ATC/CORPORE RUNNING SHOW
25/09/2009

Por Prof. Luis Tavares

No dia 25/09, eu, o prof Emerson Bisan e Profa Claudia dos Anjos, fomos convidados pela ATC ( A|ssociação dos Treinadores de Corrida de São Paulo), a dar uma palestra na Running Show.
Essa palestra foi desenvolvida na própria Bienal e deu mais de 50 alunos presentes e o tema foi treinamento de reforço muscular ao ar livre, onde desenvolvemos um trabalho de circuito com exercícios e trotes de 2 mins a cada três exercícios realizados.
Uma palestra bem dinâmica, onde além da aula pratica , respondemos muitas duvidas entre os presentes. Abaixo a integra do Curso:


Tema: Treinamento de reforço muscular ao ar livre

Módulo: saúde

Data: 25/09 das 14:00 as 15:20 hs.


Circuito trainning

Treino em circuito (Circuit training) é uma excelente forma de melhorar seu condicionamento físico e melhorar também a sua resistência muscular podendo ser feito na academia ou em casa. Este tipo de exercício é super indicado para auxiliar no emagrecimento e condicionamento cardiovascular, sendo necessário ter muita resistência física. Desta forma iniciantes devem começar com exercícios leves e não exceder o limite físico, prestando atenção ao ritmo do corpo, aumentando o nível de exercício gradualmente. Tradicionalmente circuit training envolve uma série de exercícios aeróbicos e de resistência física realizada em uma quadra ou em uma sala de academia com normalmente em torno de 10 e 15 tipos de exercícios diferentes em áreas separadas em cada sessão de circuit training com duração de mais ou menos dois minutos em cada exercício, com uma sessão tendo uma duração média de uma hora. Circuit training proporciona uma boa base de exercícios trabalhando todo o corpo, e pode ser feito em ritmos diferentes, dependendo do condicionamento e nível de fitness dos participantes. Existem vários tipos de circuit training e cada academia pode ter um estilo diferente dependendo da preferência do treinador. Dependendo do tipo de treino, o exercício de corrida pode ser usado como aquecimento ou pode ser usado entre os intervalos dos exercícios. Uma boa classe de circuit training deve começar com um aquecimento de corrida seguido por uma sessão de alongamento para condicionar o corpo ao treinamento que será realizado. Algumas aulas de artes marcias incorporam circuit training como parte do treinamento de condicionamento físico. Circuit training é ideal para manter seu corpo em forma e pode ser praticado em casa sem a necessidade de nenhum equipamento de malhação. Com este tipo de treinamento físico você trabalha todo o corpo e se mantem ativo com um bom condicionamento aeróbico e vascular sendo assim bem eficiente para ajudar na perda de peso.
Qualidades:
• Melhorar o condicionamento físico
• Melhorar resistência muscular localizado
• Auxiliar no emagrecimento
• Condicionamento cardiovascular

Vantagens:
• Pode ser realizado em qualquer lugar e espaço
• Melhora significativa do condicionamento físico
• Não necessita de equipamentos caros de academia
• Pode ser feito ao ar livre

Aquecimento:

Sequencia de 3 exercícios com duração de 1 a 2 minutos, intercalando com trote leve de 2':

1ª bateria: Agachamento, abdominal supra e nado deitado ou em pé
• 2’ trote
2ª bateria: Afundo, flexão de braços e prancha
• 2’ trote
3ª bateria: Circuito y,w,t e l, ponte e iliopsoas
• 2’ trote

alongamento




©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics