Notícias

Feriadão, corrida e praia: combinação perfeita na XIII Meia Maratona do Rio de Janeiro
09/09/2009

Por Karine Parússolo

No último fim de semana, novamente os ônibus da Equipe Tavares partiu para o Rio de Janeiro, dessa vez para participar da XIII Meia Maratona Internacional, que prometia ser realizada em clima mais ameno que nos dois anos anteriores (nos quais participei com a equipe). Lembro-me que foi a vontade de fazer essa prova, há 3 anos, que me motivou a procurar um grupo de corrida, e uma amiga de academia me indicara a Tavares. Desde então, tanto minha performance quanto minha vida mudaram (principalmente aos finais de semana), pois, além de melhorar meus tempos, tenho feito grandes amigos e me divertido muito.
Nesse ano, o clima realmente esteve melhor, nublado e até com garoa, o que favoreceu a maioria dos atletas, tanto profissionais quanto amadores, como eu. A alta umidade relativa do ar, em torno de 80%, deixava uma sensação de abafamento, mormaço, mas com certeza muito melhor que se ainda houvesse um sol rachando sobre as nossas cabeças. Até o público, que sempre anima os corredores, marcaram presença ainda maior nesse ano.
Com todos esses fatores, consegui fechar minha 13ª. Meia Maratona com o melhor tempo até hoje, 2:00:13 – o que foi também resultado de um intenso treino visando à Maratona e Curitiba. Ano passado havia completado a meia 12 minutos acima e chegado bem mais cansada. Este ano só não fui melhor porque cometi o terrível pecado da gula no café da manhã, ingerindo bem mais calorias pré-prova do que estava acostumada, das quais fiquei lembrando durante toda a prova, visto que pesavam no estômago. Como bem falou a “Animal” (Ana Luiza Garcez, corredora de elite da faixa de 45 a 49 anos, que foi minha companheira de quarto e animou ainda mais a turma), “vocês comem demais antes de correr!”...
Quem pode ficar até o feriado de segunda-feira, 7 de setembro, como eu, teve o prazer de curtir um dia ensolarado e as praias – no meu caso, Ipanema –, além de aproveitar outras atrações da cidade maravilhosa: Arcos da Lapa, Bonde de Santa Tereza, Corcovado, Pão de Açúcar, Copacabana, etc. Como nossos ônibus partiam às 13 horas, com aquele dia lindo todos ficaram com um gostinho de “quero mais”. Certamente estaremos de volta em 2010, para outros passeios e melhores tempos ainda!

Depoimento do prof. Luis Tavares

Em 10 anos de viagens para a meia do Rio, essa posso considerar a mais perfeita em termos de organização da equipe Tavares, harmonia, hotel, guias, etc.

Chegamos no sábado por volta das 7 hs. E em menos de 45 mins , conseguimos acomodar todos os 5 onibus.

Às 10 hs o prof Rafael coordenou um treininho de 30 mins na praia e a tarde o nosso guia Alexandre levou a turma ao Corcovado, enquanto eu, o Zilli, Dani e Fábio , permanecia no salão para atendimentos ao pessoal do nosso grupo, a Adesilde e André foram buscar os kits de nossos atletas, e as 17 hs começamos a distribuição desses kits.
Às 20 hs, fizemos o sorteio de uma passagem para Disney ( pacote terrestre) , com direito a acompanhante e o contemplado foi o Ricardo Henrique de Oliveira.
Já o sorteio para a volta da Pampulha com direito de largar no pelotão C, foi a Margarete Rose Rodrigues.
E ainda sorteamos um par de tênis gentilmente oferecido pelo Adalberto Telles e o contemplado foi o Vinicius Balbino.

No domingo começamos a sair com os ônibus a partir das 6:20 hs e um fato bem curioso e interessante, foi quando nosso ônibus parou para desembarcar os nossos atletas e ao lado uma viatura do BOPE com dois soldados fortemente armados e equipados e com cara de bravos e poucos amigos. Ao vermos, ficamos maravilhados e todos começaram a pedir para batermos fotos ao lado deles, quebrando literalmente o gelo dos dois soldados, afinal depois que eles viraram filmes, ficaram conhecidos rsrsrs.

Eu rapidamente com o Cabral, Adesilde e meu PACE André fomos para o pelotão C, onde lá permanecemos, ainda tivemos tempo de desejar boa sorte aos Quenianos.

Estava bem esperançoso e confiante em abaixar meu tempo, pois tinha 2:19 da meia do Rio do ano passado e 1:59 como meu melhor tempo pessoal feito na meia da Corpore.

Comecei a corrida de forma muito rápida , não sei se devido a subida ser meu forte, acabei tendo minhas melhores parciais justamente no começo do percurso.

No km 15 comecei me dar um pouco de tontura e minhas pernas começaram a pesar e a partir daí procurei administrar a corrida, pois já tinha certeza que iria fazer uma nova marca histórica e acabei fechando em 1:54:21.
Minha parciais foram:

1 km 5:14 freqüência cardíaca 155
2 km 4:59 freqüência cardíaca 176
3 km 4:59 freqüência cardíaca 176
4 km 4:44 freqüência cardíaca 177
5 km 4:49 freqüência cardíaca 180
6 km 4:59 freqüência cardíaca 184
7 km 5:07 freqüência cardíaca 181
8 km5:11 freqüência cardíaca 182
9 km 4:58 freqüência cardíaca 185
10 km 5:05 freqüência cardíaca 185
11 km 5:18 freqüência cardíaca 184
12 km 5:19 freqüência cardíaca 185
13 km 5:13 freqüência cardíaca 183
14 km 5:50 freqüência cardíaca 179
15 km 5:24 freqüência cardíaca 183
16 km 5:42 freqüência cardíaca 184
17 km 5:33 freqüência cardíaca 186
18 km 5:35 freqüência cardíaca 187
19 km 5:54 freqüência cardíaca 184
20 km 5:53 freqüência cardíaca 184
21 km 6:02 freqüência cardíaca 186
Tempo final 1:54:21.
Parabéns mais uma vez a todos os atletas que estiveram conosco nesse final de semana, que para muitos foi inesquecível, segue abaixo alguns depoimentos recebidos:

- “Os integrantes da viagem ao Rio estavam motivados e animados.
Resolver os problemas que surgem numa jornada desse porte não deve ser tarefa das mais fáceis. Voces estão de parabens pela organização da viagem e por nos facilitar a vida quando pensamos em realizar uma corrida fora de casa.”
Lourdes Kato

“em meu nome e de minha família, por ter tido mais uma oportunidade de integrar esse grupo tão amigo e hospitaleiro.
Para nós é uma grande alegria participar dessas viagens-evento e uma honra vestir a camisa da Equipe Tavares.
Já estamos programando a próxima”.
JM Cabral

“Olá professor,
parabéns pela organização”
Rogério Queiroz

“Obrigado e mais uma vêz quero parabenizar a organização da equipe TAVARES pelo grande desempenho demonstrado em todo o evento”
Sergio Nakada

“Gostaria de dizer que, mais uma vez, a viagem ao Rio foi super legal, mais organizada até que no ano passado. A chegada e a entrada nos quartos foi mais tranquila, sem espera, e ainda tivemos bolo de aniversário e sorteios no sábado a noite.”
Karine Parússolo


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics