Notícias

Curso de Ressuscitação Cardio Pulmonar
14/08/2009

Por Luis Tavares
Nessa Sexta feira, eu e o prof. Zilli, fomos convidados a participar do curso RCP ( Ressuscitação Cardio Pulmonar) e uso de desfibrilador ( DEA). O curso foi administrado debaixo da Marquise do Ibirapuera e ainda teve a presença de mais três representantes de outras Assessorias, além do Nelson Evencio ( presidente da ATC), da guarda metropolitana ; do Sr David ( guarda Metropolitana e atual gestor do Parque), que fez dupla comigo durante o curso e do Sr Haroldo ( administrador do parque).
A finalidade desse curso foi de aprendermos na prática, em uma situação de estrema urgência salvar vidas, visto que trabalhamos com um grupo muito grande e com uma faixa etária ampla e heterogêneo, e onde a partir da semana que vem o parque Ibirapuera receberá dois novos desfibriladores e temos que estar preparados para usa los.
Vale salientar que além desses dois aparelhos temos a presença também de duas ambulâncias de pronto atendimento e disponível para qualquer emergência.

Durante o curso, aprendemos a fazer um RCP, que é a manobra de ressuscitação onde ao constatarmos que um de nossos alunos está por exemplo caído , e não responde e nem respira, devemos entrar com essa manobra que consiste duas ventilações com duração de 1 seg e em seguida 30 compressões na região do tórax , na altura do coração, fazendo esse ciclo até a chegada do socorro com o desfibrilador, onde colocaremos os dois eletrolodos para inicio do choque.
Considerei um curso muito válido e importante para nós, os treinadores, pois estamos lidando com numero considerável de pessoas e o risco sempre pode existir e para isso temos que estar preparados a qualquer momento a essas emergências.
Esse curso teve inicio às 13 hs e termino às 16 hs.


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics