Notícias

Passeio e Superação nas ruas do Centro
10/08/2009

Por Paulo Sakumoto

As históricas ruas do Centro de São Paulo amanheceram ensolaradas e foram perfeitas para receber os quase sete mil atletas que competiram na 14ª Corrida do Centro Histórico, evento organizado pela Corpore em homenagem ao Dia dos Bancários e Advogados paulistas.

A tradicional concentração na Líbero Badaró contou com um pré-aquecimento e alongamento bastante animado e com pontual largada às 8:00 horas, porém, o melhor da festa como sempre foram os atletas e o próprio evento que teve como pano de fundo o Centrão da nossa querida cidade, com suas charmosas vias e arquitetura peculiar.

O lendário Viaduto do Chá e o Teatro Municipal abriram o espetáculo da prova. Atletas se afunilavam em algumas vias de acesso que mesclavam pequenas subidas e descidas, um desafio a mais a ser batido.

A Catedral da Sé, Pátio do Colégio e o Largo São Francisco deram passagem aos atletas que curtiram a prova ao som de música ao vivo de uma banda que dava o tom para as rápidas passadas.

A esquina da Ipiranga com a São João imortalizada na canção de Caetano Veloso foi tingida por um colorido diferente dos uniformes dos atletas.

Enquanto os atletas amadores se esforçavam nas ruas do Centrão, os de elite já cruzavam a linha de chegada. Nesse ano, a prova teve como vencedores Ivanildo Dias de Souza, 27min42seg, no masculino e Rozirene Ferreira de Moraes, 34min37seg, no feminino. Para o nosso orgulho, nosso amigo e ex-atleta Sivaldo ficou em 3º na Geral e fez questão de dar um abraço a todos da nossa Equipe.

A E.C. Tavares nesse ano, compareceu em peso e até o nosso professor Luis Tavares, deu uma pausa na organização para correr, fazendo bonito com o tempo de 44min20seg, resultado bastante comemorado, mostrando a todos que com dedicação nos treinos é possível recuperar em pouco tempo o bom condicionamento físico.

Quem também nos trouxe muita alegria foram os atletas Moacir Costa Filho 34min57seg, o campeão na Categoria Bancários Sindicalizados. Também foram premiados José Roberto Bastos Santos com 35min13seg (3º na categoria bancários) e Elisabete Akiko Mekaru Sato com 44min45seg (4ª na categoria bancários) que subiram no pódio com muita festa e torcida.

Feliz da vida a atleta Bete levantou mais um lindo troféu para sua coleção para orgulho do maridão Milton que só a acompanhou na corrida. No passado Bete foi fumante e apenas assistia às corridas do seu marido. Contagiada pelo clima, Bete trocou definitivamente de vício e passou a ser para todos nós um exemplo vivo de que nunca é tarde para se cuidar e ter muito sucesso.

Domingo, dentre tantas celebrações, também comemorou-se o Dia dos Pais, portanto, mais um motivo de festa e confraternização neste evento marcado por muitas vitórias pessoais, superação e união da Equipe de Corredores Tavares. Parabéns a todos que participaram!

Depoimento do prof. Luis Tavares
Achei uma prova sensacional, em um percurso bem misto com subidas, descidas, várias ruas curtas assim não fica muito monótono.
Pelo meu Gps o percurso tem na verdade 9490 metros ou seja 490 metros a mais.
Fiz uma prova maravilhosa e correndo junto com pessoas maravilhosas, por esse motivo devo também me inscrever na prova da Duque de Caxias, estou começando a gostar dessa brincadeira.
Apesar de prova curta não ser meu forte, fiz uma corrida forte do inicio ao seu final, procurando me manter concentrado o tempo todo, meu único receio, era em tropeçar durante o percurso, pois estava correndo em um ritmo (4:40), não habitual dentro de meu ritmo padrão e a chance de levar um tropicão e me esborrachar no chão era muito grande.
O grande barato de poder correr, é poder participar junto com os alunos e sentir o seu desenvolvimento dentro da prova.
Tanto que entre os alunos próximos de mim, pude observar um ritmo bem cadenciado da Maria Gomes, a Nádia e a Cleonice, precisam melhorar um pouco o ritmo, segurando mais no inicio da prova; o Paulo Sakumoto está de parabéns em um ritmo bem progressivo e chegando forte; o Bordoni também está de parabéns com um ritmo bem constante.
Minhas parciais foram: Vale salientar que estou levando em consideração de 9490 m conforme marcado em meu GPS em um ritmo de 4:40 .

1 km 4:29 batimento cardíaco 166
2 km 4:34 batimento cardíaco 180
3 km 4:39 batimento cardíaco 182
4 km 4:44 batimento cardíaco 186
5 km 4:26 batimento cardíaco 188
6 km 4:50 batimento cardíaco 190
7 km 5:01 batimento cardíaco 188
8 km 4:52 batimento cardíaco 186
9 km 4:42 batimento cardíaco 186
9490 1:57 batimento cardíaco 196

Mais uma vez parabéns a todos.


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics