Notícias

1ª Corrida Estação Maratona
31/07/2009

Por Milton Sato

Centro Cultural Ayrton Senna em Ribeirão Pires foi palco de muita alegria para a maioria dos atletas da Equipe Tavares que participaram da 1ª Corrida Estação Maratona no domingo frio e nublado de 26/07/09. O evento principal foi a corrida por equipes de 3 atletas, onde um dos atletas corria a distância de 20Km, outro os 30Km e o 3° os 40Km, largando todos ao mesmo tempo. Estes atletas concorriam também na categoria individual para cada distância, o que fez com que vários atletas saíssem ostentando 2 troféus.
Foram distribuídos troféus para as 24 primeiras equipes, para os 5 primeiros colocados na geral masculina e feminina por distância, e também para os 3 primeiros por faixa etária para cada distância.

O percurso foi um misto de asfalto, paralelepípedo e terra batida cheio de subidas e descidas íngrimes, o que requereu muito cuidado dos atletas pois a pista estava totalmente enlameada em locais de terra batida, e bastante escorregadia nos paralelepípedos devido a chuva que persistiu desde sábado até a madrugada de domingo.

No e-mail do organizador constava que eram apenas 600 metros de terra batida, porém para nossa surpresa foram em torno de 5Km (difícil precisar pois não havia nenhuma placa de quilometragem durante todo o percurso), cheios de poças d'água, buracos, lamas e pedras. O organizador me disse após a prova que teve de alterar o percurso devido as obras no trajeto inicialmente previsto.

A organização não foi das melhores a começar pela entrega dos kits, pois além de ter acontecido em uma sala apertada, foram entregues individualmente. Se tivessem entregue o kit por equipe teriam gerado menos tumulto e evitado o atraso da largada de cerca de 20 minutos. A outra falha foi no abastecimento, pois para os primeiros 20Km haviam somente 3 postos de água. Houve também muita demora na premiação, tanto é que quando deixamos o local já eram quase 14:00h.

Até milagres aconteceram por lá. Vários atletas da equipe conseguiram subir ao pódio pela primeira vez, entre eles o Alexandre Aoki em 2° por categoria e 1° por equipe, José Aparecido de Souza em 1° por categoria, Paulo Sakumoto e Valter (Panga) em 5° por equipe. Até a Nádia conseguiu o 2° lugar na geral feminina na distância de 30Km (risos).

Eu e a minha esposa Bete também conseguimos troféus sendo eu em 1° lugar por equipe formado com Angelisio Reis e Alexandre Aoki, e a Bete em 3ª na categoria e em 12ª por equipe com Rosemeire Silva e Nádia Vilela. Se o organizador tivesse mantido a regra original em premiar as equipes femininas separadas das masculinas, elas seriam a 1ª colocada.

Enfim foi um ótimo dia para os atletas que tiveram que sair do aconchego do cobertor antes das 4:00h da manhã, pois a largada estava prevista para as 7:30h.


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics