Notícias

Expresso Tavares em BH: atletismo e turismo na X Volta da Pampulha
10/12/2008


Por Karine Parussolo

Na última sexta-feira, 05 de dezembro, às 21h45min, a Equipe Tavares partiu para mais um passeio – ops!, corrida –, desta vez a quase 600 km de São Paulo: a cidade de Belo Horizonte, onde seria realizada a X Volta da Pampulha, prova de 18 Km, margeando a lagoa de mesmo nome. Partiram da estação Vergueiro dois ônibus, num total de 73 pessoas, entre atletas e acompanhantes.

Ficamos em um hotel diferente do ano passado, chamado Zac, com padrão bastante similar, confortável, porém com a vantagem de ficar mais perto do centro da cidade. A acomodação foi rápida e em seguida tomamos café da manhã (muito café, para despertar, e pão de queijo, claro) – já que, depois, haveria um treino leve na Lagoa da Pampulha. O treino já era um passeio, pois a Lagoa fica numa região muito bonita, com pontos turísticos como a Igreja São Francisco de Assis, obra de Niemeyer (inaugurada em 1943), o estádio do Mineirão e o complexo esportivo Mineirinho, estes palcos de grandes acontecimentos esportivos – já mostrando a vocação da área para o esporte.

No domingo, grande parte dos atletas acordou bem cedo, tomou um café da manhã reforçado e seguiu às 6h30min para o local da prova, pois depois os acessos ficariam fechados. Outros, como a Eliana (primeira viagem com a equipe), o Mário, o Silva (da VO2, quase agregado da equipe Tavares), o Waldik, o Aguinaldo e eu, que jantamos um pouco mais tarde, devido à intensa atividade turística do sábado, acordamos mais tarde e fomos de táxi mesmo, cerca de meia hora antes da largada...

O domingo estava muito bonito, com sol entre nuvens, o que era favorável para a corrida – nesta prova, normalmente, faz muito sol. Com isso, mais de 5 mil pessoas compareceram para prestigiar o evento e dar força aos atletas, com a ajuda dos números de peito, que continham nossos nomes, o que foi uma novidade muito legal em relação ao ano anterior.

Como de praxe, a prova começou com os atletas especiais, seguida da largada da elite feminina. Depois, às 9h18min, aproximadamente, houve a largada da elite masculina e a geral, com mais de 10 mil pessoas, com os tradicionais personagens fantasiados e gente de todo o país, como na São Silvestre, a mais tradicional e festiva corrida de rua de São Paulo. Venceram os quenianos, com Franck Caldeira em terceiro, no masculino, e Sueli Pereira da Silva, em segundo, no feminino.

Quanto aos Tavarinhos, muita festa também, inclusive desta que vos escreve, pois baixei mais de 10 minutos em relação a 2007, terminando a prova em 1:42:56; festa também do Aguinaldo, que cruzou a linha de chegada com 1:16:35 e do senhor Kohei, que chegou pouco depois, com 1:17:58, e dos demais – todos de parabéns! O clima agradável, os postos de hidratação em locais adequados e o apoio do público e dos colegas no caminho com certeza ajudou muito!

Na volta, uma mistura de cansaço e alegria, além de várias sacolas a mais na bagagem, repletas de queijos, doces, artesanato e, claro, muitas histórias...

Em 2009 teremos mais, começando com a viagem a Paraty-RJ, para a mini-maratona!


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics