Notícias

Correndo quieto em Sapucaí Mirim/MG, uai!!!
25/08/2008

Por Milton Sato

Sapucaí Mirim está localizada no extremo sul de Minas Gerais, numa região repleta de montanhas e vales que formam belas paisagens. Fica na região de Campos do Jordão, a uma distância de 180Km de São Paulo e sua população é de aproximadamente 5.500 habitantes.

Foi nessa tranquila cidade que aconteceu a 4ª Corrida Rústica e Caminhada de Sapucaí Mirim/MG neste domingo, 24 de agosto, com percurso de 10Km juntamente com corrida infantil de 1Km e 4Km e com caminhada de 4Km.

Eu e a minha esposa Bete partimos de São Paulo no sábado com muitos agasalhos e até cobertor pois com a chegada de uma frente fria aliada a uma região montanhosa prometia muito frio. Ficamos em uma pousada na cidade de São Bento do Sapucaí, distante 7Km de Sapucaí Mirim, com cerca de 11.000 habitantes e conhecida como a cidade da Pedra do Baú. O complexo Pedra do Baú é formado pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata, faz parte da Serra da Mantiqueira e apesar de estar a 28Km do centro de São Bento do Sapucaí, é possível visualizar de vários pontos da cidade.

No sábado não fez muito frio, e o domingo amanhaceu com poucas nuvens que logo se dispersaram com a chegada de um sol brilhante e ardente. Tomamos café da manhã às 06:45h, quando ficamos sabendo que a seleção masculina da vôlei havia sido derrotada pela seleção dos Estados Unidos. A entrega dos kits foi uma desorganização, pois haviam poucas pessoas num balcão estreito entregando os kits para todas as modalidades (corrida infantil, caminhada e corrida 10K) ao mesmo tempo, e para piorar os nossos nomes não constavam na lista dos incritos. Ainda bem que havíamos levado o comprovante de pagamento e o comprovante de inscrição recebido via e-mail dos organizadores. Finalmente conseguiram nos fornecer os números e os chips, e faltando menos de 5 minutos para a largada (ainda nem havíamos feito alongamento adequadamente devido o incidente) nos chamaram pelo auto-falante para comparecer à tenda para validar os chips.

Apesar desse estresse à La Fabiana Muller, partimos para a corrida que até os 6Km foi bem rústica em estradas de terra e na beira da rodovia com subidas e descidas, depois passamos dentro da cidade (ruas com paralelepípedos) até o Km 7,5 e depois no meio do pasto cheio de buracos e com subidas e descidas que exigiram muito cuidado dos corredores, até que no Km 9 entramos novamente na cidade até a chegada final.

O suprimento de água durante o percurso foi farto, imagino que tinha cerca de 8 postos, e o kit pós-corrida foi surpreendente, com 1 pote de gelatina, 1 pote de musse de chocolate, 1 garrafinha de refrigerante, 2 potes (200g) de iogurt, 2 bom-bons, 2 copos de água, 1 lanche, 1 maça, 1 banana, 1 laranja, 1 bananinha da Bauducco e a merecida medalha. As camisetas estavam sendo entregues com o chip antes da corrida, mas nós conseguimos as nossas somente após a mesma.

Para fechar com chave de ouro, a Bete conseguiu subir ao pódio com o 2° lugar por faixa etária, ganhando um diferente troféu artesanal. Este foi o segundo pódio da Bete em 2 semanas pois no sábado anterior, dia 16/agosto, ela obteve o 3° lugar por faixa etária na Corrida de Confraternização Internacional de Atletismo em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que aconteceu no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães - Ibirapuera.

Muitos hão de perguntar: porque uma corrida deste porte numa cidadezinha com poucos habitantes? É que existe na cidade a ACOSM - Associação dos Corredores de Rua de Sapucaí Mirim, e possui também o "Projeto Correndo para o Futuro" voltado para a população infantil da cidade e da região com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Sapucaí Mirim.


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics