Notícias

10 km Unicsul Duque de Caxias – Civis e Tavares invadem o Quartel General do Exército em corrida de paz
18/08/2008

Por Nádia Ilvana

Neste domingo, 17 de agosto, o exército abriu as portas do Quartel do Comando Militar para quase 7000 atletas que participaram do 6º Troféu Duque de Caxias, corrida em homenagem ao patrono do exército brasileiro. Assim como o consagrado Duque, nascido dia 25 de agosto de 1803, os nossos atletas foram grandes lutadores, encararam o calor desse belo dia e venceram os 10 km percorridos nas proximidades do Ibirapuera.
A corrida teve premiação em dinheiro, o que atraiu atletas internacionais e nacionais já consagrados, como as brasileiras Maria Zeferina Baldaia e Edielza Alves dos Santos.
O grande campeão da prova foi o queniano Chemwolo Kiprono Mutai, com o tempo de 29:41. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram os irmãos gêmeos Damião Ancelmo Souza e Cosme Ancelmo Souza, com os tempos de 30:09 e 30:10.
Na categoria feminina a vencedora foi Sueli Pereira da Silva, com 34:40, seguida pela Maria Zeferina Baldaia, que concluiu a prova com 34:53. No terceiro lugar ficou Luzia de Souza Pinto, com 34:57 e a Edielza Alves dos Santos ficou na 4ª colocação com 35:07.
Entre os atletas da equipe, um dos destaques foi o Izalio Francisco de Santana, que ficou afastado um tempo por problemas de saúde, mas foi nosso 2º melhor atleta. “Estava muito quente e não estou na minha melhor forma, pois ainda estou me recuperando”, diz ele. Sobre seu tempo, diz “não fui muito bem, fui mais ou menos”. Santana completou a prova com 34:17, um ótimo resultado. Se recuperar totalmente a forma física e melhorar muito essa marca, vai dar trabalho para gente grande!
Já o Robson de Souza Rangel conta que conseguiu fazer um bom tempo, 47:12, apesar do calor, e nos conta sua tática. “Eu vejo um cara que está bem na prova e tento correr atrás dele. Vi um cara da equipe correndo bem e fui seguindo. Só que quando chegou nas subidas, após o 6km, o cara disparou e eu fiquei, não consegui segurar o ritmo. Depois é que fui ver que ele estava com número azul. Não deu para acompanhar até o fim, mas nessa de tentar seguir o colega deu para melhorar meu tempo”, conta Robson.
O dia foi importante também para nossa colega Diva Aparecida Alves Oliveira que completou nesta prova, aos 65 anos de idade, seus primeiros 10km. Ela está na equipe desde fevereiro, começou com provas de 5 e 6 km, semana passada completou os 9km da Centro Histórico e hoje chegou aos 10km com o tempo de 1:17:04. Diva já está contaminada por esse vício do bem. “Minhas amigas me chamam de louca, porque acordo cedo para correr, mas só eu sei os benefícios que a corrida me trás. Sou a única que não toma nenhum tipo remédio e não tenho nenhum problema de saúde. Deixo elas falarem, logo elas estarão precisando de andador e eu de tênis novos”, diz ela.
E os Tavarinhos ficaram todos muito contentes porque recebemos uma visita ilustre. Após a corrida, a grande atleta brasileira Maria Zeferina Baldaia esteve presente em nossa tenda para um café, convidada pela Adesilde, mas quase não deixamos ela comer. Todos quiseram tirar fotos, abraçar, cumprimentar e ela foi muito atenciosa e muito simpática com todos. Quando agradecemos a sua presença ela simplesmente respondeu “eu é que agradeço o carinho”. Os Tavares é que agradecem, Baldaia! São pessoas como você que nos servem de exemplo e nos fazer seguir em frente, cada vez mais rápido, correndo!


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics